Foto do escritorPref. de Piripiri

Prefeitura de Piripiri realiza reunião com órgãos do Estado para melhorias dos catadores

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu nesta terça-feira (22/10) representantes do Ministério Público e de outras entidades para debater a questão dos catadores de lixo da cidade de Piripiri. A Prefeitura de Piripiri trabalha para o encerramento do lixão e colocar em funcionamento uma usina de reciclagem. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Palácio do Povo de Pery Pery.

A prefeita Jôve Oliveira encara com seriedade a situação dos catadores. "Recebemos hoje o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério do Trabalho e estamos discutindo essa questão séria do aterro sanitário, dos nossos catadores, enfim, do meio ambiente. Antes, essa categoria não recebia atenção, não era ouvida e sim humilhada, hoje não mais, fazemos questão de chamá-los para fazer parte de todo o processo, estão incluso. Hoje aconteceu mais uma reunião para melhorar a situação deles. Já temos galpões que o DNOCS nos cedeu, vamos comprar equipamentos para que eles se mantenham. Discutimos também a questão do lixão. Temos como objetivo colocar para funcionar uma usina de reciclagem de lixo. A conversa foi muito boa, avançamos muito”, disse a prefeita.

Áurea Madruga, promotora coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Piauí, deu detalhes. “Essa reunião foi muito positiva. Os catadores já tem agora um prédio cedido pelo DNOCS. O MP fez um termo de cooperação entre os órgãos envolvidos, justamente para auxiliar os catadores e os municípios para uma solução definitiva. O encerramento do lixão não é fim do trabalho do catador, ao contrário, é ter mais dignidade, com galpão de triagem, maquinário, EPIs e em local saudável", explicou.

Marcílio Édrei, secretário da SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente de Piripiri), falou sobre o momento. “Sempre estivemos ao lado dos catadores, otimizando esse importante trabalho. Queremos que tudo dê certo para a categoria. A secretaria está desse lado. Que eles se profissionalizem cada vez mais”, finalizou.