A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), deu posse, na terça-feira (3/12), ao Conselho Municipal de Saúde Indígena de Piripiri. O evento, realizado no auditório Milton Vieira, contou com a presença de diversos indígenas da região.
“Esta conquista representa muito para nós. São anos de luta, e vamos continuar ao lado do nosso povo de Piripiri e Lagoa de São Francisco. Agradecemos à prefeitura, e agora vamos cuidar da saúde de nossos pares”, afirmou o pajé Vítor, eleito presidente do Conselho. Ele é da aldeia do Canto da Várzea e faz parte da comunidade Tabajara Ypy.
Lucas Guerra, do Distrito Indígena do Ceará, que ajudou na organização do evento, destacou a importância da criação do Conselho. “Estamos atentos à saúde dos nossos povos no Piauí e no Ceará. A criação deste Conselho faz parte de uma política de escuta e valorização dos indígenas. As equipes da SESAM são multidisciplinares e acompanham esses povos, o que é muito positivo”, disse.
O vice-prefeito Hilton Osório também esteve presente e falou sobre a importância da iniciativa. “Este evento é de suma importância. Represento nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro, e destaco que o Conselho foi formado com muita isenção, o que será muito benéfico para a comunidade”, afirmou.
Isabela Fontes, dentista da equipe multidisciplinar da Saúde Indígena, também fez um pronunciamento. “Hoje é um marco de representatividade. Todos os membros do Conselho representam as comunidades indígenas que ainda habitam Piripiri. Agradecemos à prefeitura pelo apoio e a todos que tornaram esta ação possível. Foi um grande passo”, concluiu.
Comments