A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da SETAS - Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, esteve presente na APAE na quarta-feira, dia 22. O secretário Gustavo Souza e a superintendente Elaine Leitão se reuniram com a superintendente da APAE de Piripiri, Maristela Ribeiro, e a assistente social da instituição, Helisa Ferreira, para discutir a implantação do Centro Dia para Pessoa com Deficiência no município.

Os Centros Dia para Pessoas com Deficiência (CDPcDs) são serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade, voltados para o atendimento de pessoas com deficiência, com idades entre 18 e 59 anos, e suas famílias. São oferecidas atividades de convivência, cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais.
Os equipamentos também atuam em situações de risco e violação de direitos, como discriminação, negligência, maus-tratos, violência física e psicológica, entre outras, contribuindo para a superação dessas condições e prevenindo novas ocorrências. Isso ocorre por meio do apoio à ampliação da autonomia das pessoas com deficiência e do suporte aos seus principais cuidadores. Os encaminhamentos são realizados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da capital.
Formados por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos, cuidadores e outros profissionais, os Centros Dia para Pessoas com Deficiência (CDPcDs) têm como foco a prevenção do acolhimento institucional de pessoas com deficiência, visando fortalecer ações de inclusão e combater a segregação social desse público. O objetivo é proporcionar a quebra do isolamento, aumentar a qualidade de vida e reduzir o risco de vulnerabilidades sociais e relacionais.
Em Piripiri, o Centro Dia atenderá até 60 pessoas com deficiência, que já são acompanhadas pela APAE de Piripiri.
Comments